segunda-feira, 27 de abril de 2015

Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta sexta-feira (24) reunião com professores, merendeiras e pais de alunos da Escola Municipal Isaías Bessa


A Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande através da Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta sexta-feira (24) reunião com professores, merendeiras e pais de alunos da Escola Municipal Isaías Bessa, contemplada na Estratégia de fortificação da alimentação infantil com Micronutrientes em Pó - NutriSUS do Ministério da Saúde, que consiste na adição de vitaminas e minerais na alimentação de crianças com faixa etária de 6 meses aos 3 anos e 11 meses de idade, com objetivo de reduzir os casos de anemia. A nutricionista da Equipe NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) Juliana Brito abordou durante a reunião quanto ao uso e administração dos sachês.

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Prefeitura de Taboleiro Grande Realiza Conferência Municipal de Educação


Com o objetivo de discutir e debater o desenvolvimento da Educação em seus diferentes níveis foi realizada nesta quarta-feira, dia 15 de abril de 2015, no Clube Flash Dance, a Conferência Municipal de Educação em Taboleiro Grande. O evento contou com a participação de profissionais e representantes do setor educacional do município e da comunidade em geral. Também estiveram presentes, o vice prefeito Lenário, os vereadores Wagner Rodriguês, Garlênia, Júlio Araújo, Theófilo e Aluízio Paulino, a secretária municipal de Educação, Maria do Socorro, secretário de obras, Tarcísio Bessa, a secretária de assistência social Fátima Gurgel, representante do Conselho Tutelar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, entre outros.
“Esse espaço democrático criado pela conferência é de extrema relevância para a construção de uma gestão colaborativa, e para que cada pessoa possa dar a sua contribuição para a melhoria da qualidade da educação. Um setor que tem recebido total atenção e grandes investimentos em Taboleiro Grande na administração da Prefeita Klébia Bessa, desde a educação básica, até a educação fundamental, com investimento em infraestrutura. Além da valorização dos profissionais.
 O evento foi um marco para as discussões a democratização de concepções bem como a promoção da coletividade e participação na elaboração de propostas e ações em prol de uma educação de qualidade.
A Conferência foi conduzida por Emanuela Susy da cidade de Sousa/PB, que agradeceu a presença a todos pela presença.

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande realiza a primeira gincana em comemoração ao Dia Mundial da Saúde e da Atividade Física

A equipe do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família e ESF-Estratégia Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde de Taboleiro Grande, unindo ações junto à Secretaria de Assistência Social e a Secretaria de Educação e Esporte, e estando comprometidos em cada ação desenvolvida com a vida, a saúde e o bem estar da população de Taboleiro Grande, promoveram no Dia Mundial da Saúde e Atividade Física a 1ª Gincana de Promoção e Educação em Saúde. 
Foi desenvolvida na Rede de Ensino Municipal e Estadual de Taboleiro Grande em conjunto com a população-durante a manhã do dia 10 de abril de 2015.
 A ação teve início no Centro de Reabilitação Dr. Jacob Ferreira de Bessa onde ouve o acolhimento e o alongamento dos participantes. 
 Logo após a população idosa presente permaneceu no local onde foram desenvolvidas atividades recreativas; e os demais participantes seguiram em caminhada para o Ginásio Municipal O Pereirão, ao mesmo tempo ocorreu na Escola Municipal Isaías Bessa e na Escola Municipal Abraão Cavalcante Bessa, atividades alusivas em prol a essa data. 
 Esta gincana constituiu-se como uma ação inovadora neste município e fortaleceu o trabalho da saúde com os dispositivos da rede intersetorial municipal, sendo eles, educação, saúde, esporte e setor social.
Neste sentido, esta gincana teve como principal objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes e da população por meio de ações de promoção, prevenção e atenção a saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. Vulnerabilidades estas que consistem desde o aparecimentos de doenças precoces devido a um estilo de vida sedentário, até o início do uso de álcool e outras drogas.
A ação contou com a participação em todos os locais de aproximadamente 350 pessoas. Foi muito gratificante ver todas as pessoas envolvidas trabalhando juntas para que tudo saísse como planejado. 
A empolgação dos alunos, professores, a população em geral e o empenho dos profissionais trouxe-nos novo ânimo para continuar realizando ações como essa.