terça-feira, 31 de março de 2015

COMUNICADO...

A Secretaria de Assistência Social juntamente com Emater convida beneficiários do Programa Bolsa Família pra entrega de peixe da Semana Santa que acontecerá neste dia 02 de abril á partir das 08h da manhã no centro de referencia e assistência social CRAS. 

Obs: Trazer cartão da bolsa família.

segunda-feira, 30 de março de 2015

Prefeitura de Taboleiro Grande e Senac entregam certificado para formandos do Pronatec

Aconteceu nesta Segunda-Feira 30 de março, no Flash Dance Club em Taboleiro Grande, a entrega dos certificados para os alunos que completaram o curso de Operador de Computador do Pronatec. 
Estiveram presente no evento a Secretária Fátima Gurgel e o vereador Aluízio Paulino.

A Prefeita Klébia Bessa juntamente com a Secretária de Assistência Social Fátima Gurgel vêm buscando adesões e parcerias futuras para oferecer mais oportunidades àqueles que queiram se especializar, garantindo assim a melhoria na qualidade de vida da população de Taboleiro Grande.



















No final do evento foi servido o Coffee break aos alunos.

domingo, 22 de março de 2015

Prefeita Klébia Bessa participa do primeiro Encontro de Prefeitos e Vereadores do RN, promovido pela FEMURN

Mais de mil pessoas estiveram presentes na tarde desta sexta-feira (20), na Escola do Governo, para o 1º Encontro de Prefeitos e Vereadores do RN.
A Prefeita Klebia Bessa , juntamente com o Vice Prefeito Lenário e alguns vereadores do Município de Taboleiro Grande RN, participaram do primeiro Encontro de Prefeitos e Vereadores do RN, promovido pela FEMURN nesta sexta-feira 20 de março em Natal.

quinta-feira, 12 de março de 2015

Prefeita Klébia Bessa fez leitura da mensagem anual na Câmara Municipal de Taboleiro Grande


A prefeita de Taboleiro Grande Klébia Ferreira Bessa Filgueira fez ontem (11) a sua leitura anual na Câmara de Vereadores e fez sua prestação de contas de sua administração.

Na sua fala Klébia começou destacando as dificuldades que o município vem enfrentando com os poucos recursos, mas que dentro do que manda a lei muita coisa já foi feita e muito mais virá se depender do trabalho administrativo e claro de toda sua equipe.


 Confira abaixo as palavras da prefeita Klébia Bessa.

Senhor, Presidente vereador Vágner Rodrigues 

Senhoras Vereadoras, 

Senhores Vereadores, 

Secretários Municipais, 

População que aqui se faz presente nesta Casa Legislativa, 

Boa Tarde! 

O ano de 2014 foi um ano abençoado em termos de propostas e construções! Conseguimos algumas verbas através de emendas parlamentares! Foi uma luta constante e esperamos que em breve começaremos a executar estas obras, para que venha melhorar a cada dia mais o atendimento aos munícipes. 

Mas percebemos que a crise nos municípios é grande, basta analisar que o Fundo de Participação dos Municípios vem caindo ano a ano, ou seja, ao invés de recebermos mais verbas para podermos implantar o que é determinado na esfera federal, estamos na verdade perdendo Receitas! 

No contexto desse cenário, estamos buscando o melhor para o Município de Taboleiro Grande, mas precisamos começar das bases, Temos inúmeras leis defasadas e com toques de ilegalidade que desde o ano passado em conjunto com a Procuradoria Geral do Município começamos a organizar e atualizar a legislação do Município. Por outro lado, são inúmeros processos em que o Município sofreu revelia e que hoje causam desconforto financeiro , como é o caso dos Precatórios. Nas obras, estamos regularizando e adequando vário projetos das gestões anteriores que estavam em desconformidade com as licitações. 

Ano passado conseguimos aprovar o Regime Jurídico Único do Município de Taboleiro Grande, peça importante na reformulação administrativa pretendida quanto ao funcionalismo. A partir desta legislação estamos implantando as melhorias para a população do Município bem como iremos implantar melhorias para os servidores como é o caso dos planos de cargos e salários das classes. 

Implantamos o Ponto Eletrônico na Secretaria de Saúde, essa atitude busca além de cumprir com os princípios do direito administrativo, otimizar o trabalho do Município, além do fato de ter sido exigido pelo Ministério Público Federal. 

Ainda falando de legislação conseguimos ser o primeiro Município da Região Oeste a legislar e aprovar o serviço de inspeção Municipal, situação esta que foi posteriormente aprovação, cobrada pelo Ministério Público Federal à todos os Municípios. Conseguimos também aprovar o Código de Limpeza Pública Municipal onde este ano estaremos iniciando o Programa Taboleiro Grande mais limpa com a aplicação na prática de tão importante legislação. 

Pretendemos para o ano de 2015 aprovar o Código de Posturas da Cidade de Taboleiro Grande, e após implantar o projeto de legalização das moradias do setor urbano municipal, trazendo benfeitoria para todos. Nesse ano ainda iremos padronizar as calçadas e melhorar a acessibilidade aos portadores de deficiência. 

No plano da tributação, implantamos a cobrança de IPTU no Município, tributo este que era praticamente inexistente a arrecadação e que tanto pode melhorar o desenvolvimento municipal. Só para ilustrar com a arrecadação do ano passado conseguimos a revisão do calçamento de nossa cidade. Esse ano, pretendemos melhorar a arrecadação Municipal tentando dobrar o arrecadado no ano passado. 

Com relação à Educação, conseguimos no ano passado melhorar a classificação do IDEB, subindo a nota do Município em relação aos anos interiores, e aqui é onde entendo que devemos investir mais, e seremos gratos no futuro ao investimento realizado na educação que a nosso ver é base para resolução de muitos problemas, com vistas ao investimento nesta área, estamos nesse ano pagando o piso dos professores com o aumento de 13,01%, sendo ainda o primeiro Município da Região Oeste a pagar as férias dos professores em cima de 45 (quarenta e cinco) dias conforme foi implementado este ano. 

Na área da Saúde realizamos diversos exames munícipes, cirurgias eletivas particulares e estamos nos preparando para ampliar o atendimento da rede básica, mantivemos ainda ou Programa Mais Médico no Município e estaremos iniciando o Programa de Vigilância Sanitária, com inspeções sanitárias nos estabelecimentos comerciais de nosso Município. 

Na agricultura realizamos o corte de terra para os agricultores, buscamos este ano melhorar e ampliar este Programa. Pretendemos ainda realizar a feira da Agricultura aproveitando a semana do agricultor, com seminários e cursos para os produtores rurais do Município, bem como apresentar novas tecnologias para os mesmo atráves de exposição agropecuária. 

E em contraposição ao panorama obscuro que se apresenta estaremos entregando obras, como pudemos entregar no ano passado as 40 casas populares no bairro dos parlamentares, cito em especial essa obra pelo fato de muitas vezes as pessoas não procurarem informações e os fatos ficarem obscuros. No projeto das 40 casas populares somente existia o projeto arquitetônico e o pedido de destinação de verba, entretanto, faltava o terreno para construção das casas, isto implica dizer que quando assumimos o Município, a verba destinada a construção destas casas, justamente por falta do terreno, seria devolvidas à sua fonte. Viabilizamos imediatamente a aquisição do terreno para que o projeto fosse concretizado, pois sem o terreno não existiriam casas, ademais viabilizamos a iluminação pública da área e entregamos as casa já com a iluminação pública e as ligações das residências prontas. Esse ano entregaremos a Unidade Básica de Saúde do Centro e a Unidade Básica de Saúde do bairro dos parlamentares, bem como a Academia da Saúde. 

Conseguimos a liberação da verba para Construção do Centro de Convenções do Município de Taboleiro Grande que estará sendo licitado, e iniciadas as obras ainda este ano. 

No que tange ao setor Administrativo estamos realizando reformulação no quadro de cargos do setor administrativo, onde encaminhamos para esta casa legislativa o Projeto de Lei Complementar 001/2015 para apreciação, com vistas a equalização das despesas com pessoal. 

Enfim, apesar das dificuldades existentes e do cenário econômico adverso, caminharemos em contraposição, pois somos fortes, e unidos poderemos construir uma Taboleiro Grande diferente. 

Aproveito para agradecer a compreensão desta casa legislativa e a ajuda no sentido da discussão e aprovação das Leis que encaminhamos e também para conclamar Vossas Excelências a continuarmos nos comprometendo, nos ajudando mutuamente encampem a luta da mudança de Taboleiro Grande continuemos com a visão macro de uma mudança para melhor. 

Encerro minhas palavras com a frase da escritora Hellen Keller que diz “ Nunca se pode concordar em rastejar, quando se sente ímpeto de voar.”; Não podemos nos acomodar com o que está sendo feito ou foi feito, enquanto Chefe do Executivo estarei sempre lutando para o melhor de Taboleiro Grande por sua mudança. 

Meus sinceros agradecimentos e uma boa noite a todos!

segunda-feira, 9 de março de 2015

Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande Realizou Evento e Atividades para comemorar o dia Internacional da Mulher


Homenagear, valorizar e promover um momento de diversão para as taboleirenses, foram com estes objetivos que a Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande em parceria com todas as Secretarias Municipais, realizou neste domingo 08 de Março um grande evento no Centro de Reabilitação Dr. Jacob Ferreira de Bessa em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.




Na oportunidade, a Prefeita Klébia Bessa, abriu o evento lendo um Versículo Bíblico que falava sobre a Mulher Virtuosa, falou ainda da importância desse dia para todas as mulheres do mundo, destacando a luta de todas por direitos iguais e as conquista alcançadas ao longo dos anos. Em seguida, parabenizou a todas as mulheres do município pelo Dia Internacional da Mulher.





Durante as comemorações foi servido um saudável café da manhã as mulheres, em seguida elas tiveram momentos de muita descontrações com uma gincana, onde se divertiram entre si, com brincadeiras como a do limão na colher, corrida do saco, conduzir a bola entre os cones, jogo de perguntas e respostas, onde as mulheres formaram três equipes, as perguntas eram relacionada ao dia internacional da mulher. No final do evento cada mulher recebeu uma lembrancinha em homenagem ao seu dia. 









Além da presença da Prefeita Klébia Bessa, o evento contou com a presença do Vice Prefeito Lenário, Vereadores Garlênia e Aluízio Paulino, Secretária de Administração - Das Chagas Bessa, Secretária de Saúde - Marta Bessa, Secretário de Esporte - Sousa, Secretária de Assistência Social - Fátima Gurgel, Secretário de Obras - Tarcísio Bessa, Secretário de Transportes - Elenilson Morais e várias outras pessoas que fazem a equipe de funcionários do nosso município.